Os vereadores avançaram na pauta e aprovaram projetos importantes na sessão da última segunda-feira (16). Das propostas aprovadas em segunda discussão está o projeto de lei, de autoria do vereador Edivan Vieira (PSD), que institui a semana municipal ao aleitamento materno no município de Marcelândia. O projeto foi aprovado por unanimidade e agora vai à sanção do prefeito Arnóbio Andrade para se tornar lei municipal.
Segundo o parlamentar que também é servidor da área da saúde, a idéia é alertar a sociedade da necessidade do aleitamento nos primeiros meses de vida, bem como conscientizar as futuras mães de que as crianças alimentadas com o leite materno são mais resistentes a doenças, pois têm reforçados os anticorpos que atuam na defesa do organismo.
O ato de amamentar para o vereador Edivan condiciona uma melhor qualidade de vida aos nossos pequenos munícipes, evitando a mortalidade infantil, materna e diminuindo os índices de internações hospitalares. “Temos que utilizar toda a estrutura necessária, como palestras, folders, seminários, carros de som, e informações em veículos de comunicação; o objetivo é esclarecer, divulgar, conclamar a população a vestir a camisa da AMAMENTAÇÃO NOS PRIMEIROS SEIS MESES DE VIDA DO BEBÊ”. Ele acredita que com o estímulo necessário, as mulheres Marcelandenses serão multiplicadoras da importância desse simples ato.
A proposta determina que a Semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno seja comemorada anualmente, na primeira semana do mês de agosto, e passe a integrar o calendário de eventos municipais. “A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, deve promover campanhas junto à mídia local”, conclui o vereador.