Presidente da APAE, Escola Especial Renascer participou da Sessão da Câmara
Publicado em 20/08/2013
Fonte: Fonte: Assessoria/CMM
Autor: MIZAEL DUARTE
Autor da Foto: Mizael Duarte
O Presidente da APAE de Marcelândia, Edson Gregório, participou da sessão da Câmara desta segunda-feira, 19.
Ele usou o espaço da Tribuna para fazer esclarecimentos sobre o texto da Meta 4 do Plano Nacional de Educação, já aprovada na Câmara Federal, que tramita no Senado, onde foi alterado pelo Senador José Pimentel (PT-CE), o Presidente da APAE Marcelândia, comentou sobre a alteração e parecer do Ministério da Educação, que obriga os pais de alunos especiais a matricularem seus filhos nas escolas de ensino regulares, não mais nas escolas especiais, como as APAES, por exemplo.
Edson também solicitou apoio aos Vereadores para que a alteração da Meta 4 não seja aprovada. “Eles estão dentro de seus gabinetes com ar condicionado ligado e fazem leis sem conhecer a realidade dentro de uma APAE, eu gostaria de convidar os Srs. aqui presentes, vereadores e população que se faça presença na APAE por um dia, vocês irão se surpreender com a alegria que é aquele local, eu vim aqui pedir socorro nessa batalha”. Comentou Edson Gregório.
Gregório usou também da oportunidade para fazer prestação de contas, das entradas e saídas arrecadados com os eventos promovidos pela instituição.
Todos os Vereadores se mostraram solidários com a fala do Presidente da instituição, ao final da sessão foi proposto pelo presidente da Câmara Vereador Fausto Nobres da Silva (PSD), a elaboração de um documento endereçado a Câmara Federal e Senado Federal, para que o texto seja aprovado sem alteração, ou seja, sem extinguir as APAES.
No dia 14 de agosto a APAE de Marcelândia mantenedora, Escola Especial Renascer na modalidade Educação Especial promoveu uma mobilização nas ruas e avenidas da cidade, contra o parecer do Ministério da Educação em fechar todas as escolas especiais do país, colocando os alunos em escola regular.
Um documento da Conferencia Nacional de Educação 2014 (CONAE), traz no Eixo VII, número 488, item VII, a orientação para o congelamento das matrículas dos alunos da educação especial para em 2018.
A APAE de Marcelândia atende hoje 35 alunos devidamente matriculados, alunos estes que apresentam necessidades educacionais especiais, de atenção individualizada nas atividades de vida autônoma e social.