UCMMAT entra na briga pela omissão do governo do estado na área da saúde
Publicado em 19/08/2013
Fonte: ASCOM/UCMMAT
Autor: Postado por MIZAEL DUARTE ASSESSORIA/CMM
“A saúde publica está na UTI, as mazelas da saúde no estado, são discutidas diuturnamente e não se consegue sair do lugar”. Essas foram as palavras proferidas pela presidente da UCMMAT – União das Câmaras Municipais de MT, Ismaili Donassan (PSD), em desabafo, quando questionada por vereadores durante esta semana.
Ismaili salientou que todos são sabemos que a Saúde Pública em MT está na UTI e que são desafios que seguem merecendo atenções prioritárias, entre os quais, a humilhação enfrentada pelos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS, em hospitais e ambulatórios, devido à falta de leitos e em decorrência de outras deficiências estruturais. “É de extrema importância que, além de cobrar uma saúde mais justa para nossos municípios, tentar achar, em conjunto, todos, poderes constituídos, nós vereadores e comunidade, uma solução, rápida e viável, para que o governo do estado tire a nossa saúde da UTI. Estamos perdendo vidas dia após dia e nada esta sendo feito, saúde é coisa séria e estão brincando com vidas aqui em MT, vou cobrar todos os dias do governo do estado para que uma solução, rápida, seja tomada em relação à saúde do estado” disse Ismaili.
Um oficio enviado pelo presidente da Câmara de Nova Mutum, vereador Luiz Carlos Gonçalves (PP) e todos os vereadores daquele Legislativo, solicita criar em MT, juntamente com a UCMMAT, o movimento denominado “emergência na saúde pública de MT – omissão do governo do estado” foi incitado pelos vereadores daquele município e tem por objetivo, reunir todos os vereadores das câmaras municipais de MT, prefeitos, secretários municipais, defensores públicos, promotores, juízes, tribunal de contas, ministério público e população de MT em favor da reestruturação urgente da saúde pública do estado. “Vamos em busca de ações voltadas aos interesses da nossa população, queremos o apoio da UCMMAT, através da presidente Ismaili, para criarmos tal movimento, vamos reunir todos os vereadores do estado, fortalecer o movimento. Não precisamos mais justificar sobre a saúde de MT, diariamente perdemos vidas por omissão do governo do estado que constitucionalmente, é responsável pela saúde pública, em especial, as de alta complexidade, a omissão do estado é vivida por todos nós, é muito mais sério do que qualquer outra ação dentro do estado em detrimento da legalidade” desabafou Luiz Carlos.
Ismaili informou que vai em busca da união de todos os vereadores para que este movimento seja fortalecido e que, soluções sejam aplicadas imediatamente nesta área. “Já estamos buscando melhorias na saúde, tivemos diversas audiências públicas, inclusive, Nova Mutum realizou uma, vamos buscar, mais uma vez, entendimento do governo do estado para que olhe, pegue, sinta que a saúde publica de MT, há muito tempo, esta estagnada, sem nenhuma melhora, é preciso que o governo respeite a população do estado e que, constitucionalmente, cumpra com o que é mais importante na vida de qualquer pessoa, temos condições de melhorar e muito nesta área, vou lutar sempre, vou em busca de soluções, a UCMMAT será parceira sempre dos vereadores quando o assunto é saúde, chega de vidas serem perdidas por falta de atendimento ou por falta de um leito de UTI, um estado tão grande, campeão em produtividade, com um dos maiores rebanhos bovinos do Brasil, ter tal qualidade na saúde e termos que mendigar por um leito de UTI para que possamos salvar uma vida” enfatizou Ismaili.
Na próxima semana, Ismaili deverá tentar uma audiência com o governador Silval Barbosa e vai convida-lo a participar desta audiência, onde será definida uma data para sua realização. O oficio enviado pela câmara de Nova Mutum vem assinado por todos os vereadores daquele Egrégio Poder.